Consultas
Neurologia Geral
O Médico Neurologista cuida de doenças do sistema nervoso que é composto pelo cérebro, medula e nervos, e varias doenças musculares. O Neurologista Geral tem um conhecimento amplo que compreende várias áreas de atuação. As principais áreas são a Neurologia Vascular (AVC), Epilepsia (convulsões), Doenças Neuromusculares (neuropatia, miastenia), Cefaleia e Dor (enxaqueca, dores neuropáticas), Transtornos do movimento (parkinson), Neuroimunologia (esclerose múltipla), Neurologia Cognitiva (alzheimer, TDAH), Medicina do Sono (insônia) e Neurofisiologia (eletroencefalograma, eletroneuromiografia).
Para se tornar um Neurologista Geral, é necessário completar o curso de medicina, que dura 6 anos, e fazer uma especialização de mais 3 anos em Neurologia. Posteriormente, o Neurologista pode especializar-se em uma das áreas de atuação mencionadas, o que normalmente precisa um treinamento especializado de 1 ano de duração.
Quem deve procurar um Neurologista Geral?
O neurologista geral trata de adultos com queixas muito diversas. A principal queixa que leva os pacientes a procurar espontaneamente um neurologista é a dor de cabeça.
Outros sintomas que levam os pacientes a procurar um Neurologista Geral são:
- Tonturas;
- Crises convulsivas;
- Perda de força ou sensibilidade;
- Perda de memória;
- Alterações na fala e de comportamento;
- Distúrbios do sono;
- Desmaios.
Quais são as doenças mais tratadas por um Neurologista Geral?
A cefaléia é a doença que faz com que mais pessoas procurem um Neurologista, porém muitas outras doenças são causadas por problemas neurológicos. Entre estas doenças estão:
- AVC (também conhecido como derrame);
- Distúrbios de movimento (Parkinson);
- Epilepsia;
- Doença de Alzheimer;
- Aneurismas e tumores cerebrais.
Muitas das doenças neurológicas precisam de um cuidado multidisciplinar. Por tanto, é comum que o Neurologista trabalhe em equipe com outros especialistas (cardiologia, geriatria, reumatologista, etc) para oferecer um cuidado mais completo a cada paciente.
Quais exames um Neurologista Geral pode solicitar?
O Neurologista Geral irá investigar o histórico pessoal e familiar além de realizar um detalhado exame neurológico. Por ser um exame clínico tão minucioso, não é estranho os pacientes comentar surpreendidos que nunca tinham sido examinados dessa forma tão detalhada.
Depois de um exame neurológico completo, pode ser necessário solicitar uma bateria de exames complementares para o paciente. Dependendo do resultado, os tratamentos poderão ser feitos em acompanhamento com o próprio médico, em caso cirúrgico, o paciente será encaminhado para um Neurocirurgião. Entre os exames estão:
- Tomografia;
- Ressonância Magnética;
- Eletroencefalograma;
- Exames laboratoriais (exame de sangue);
- Doppler;
- Exame de líquor (punção lombar);
- Eletroneuromiografia.
A maior parte dos exames são não invasivos e indolores. Em caso de precisar exames mais invasivos, o Neurologista explica detalhadamente a necessidade do exame, como será a procedimento e quais os seguintes passos depois de receber o resultado do exame.
Entre em contato conosco e saiba mais!