Neurologia Vascular

Neurologia Vascular é especializada em cuidados com pacientes que possuem doenças cerebrovasculares como: AVC, trombose, dissecções arteriais, hemorragias cerebrais, aneurismas e aterosclerose de artérias cervicais e intracranianas. O Médico Neurologista Vascular poderá atuar em consultório na prevenção ou dentro de hospitais (UTIs e Pronto Socorros) em conjunto com outros médicos, como o Neurocirurgião.

Um Neurologista Vascular poderá identificar diversos problemas cerebrais através de exames investigatórios (tomografia, angiotomografia, ressonância magnética e ultrassom) e possui conhecimento e habilidade técnica para a realização de Doppler Transcraniano.

O que é Doppler Transcraniano

O Doppler Transcraniano é um exame de ultrassonografia capaz de identificar doenças neurológicas. É um exame indolor e não invasivo que não requer nenhum tipo de preparo especial.

O exame é realizado com o paciente deitado sobre uma maca. Para facilitar a execução do exame, o paciente deve ficar imóvel. Este exame é muito pedido por Neurologistas Vasculares para a avaliação da circulação intracraniana e para avaliar a presença de um fenômeno chamado “shunt” que pode provocar AVC.

O que é AVC

AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame, é a doença que mais mata brasileiros atualmente. Mais de 70% das pessoas que tiveram um AVC, não retornaram ao trabalho ou às atividades diárias.

O AVC é causado pela interrupção súbita do fluxo de sangue para uma parte do cérebro. Isto leva à morte dos neurônios dessa região e ao aparecimento dos sintomas neurológicos.

As sequelas de um AVC dependem entre outras coisas, do tempo em que o paciente demora a ser socorrido. É por esse motivo que amigos e familiares devem socorrer o paciente imediatamente após apresentar algum dos sintomas que levantem a suspeita de um AVC.

Quais são os sintomas de um AVC

Normalmente, um AVC atinge pessoas com idade avançada, porém crianças e adolescentes também podem sofrer dessa doença. Os sintomas mais comuns são:

• Perda de força de um lado do corpo;
  • Dificuldade para falar;
  • Formigamento de membros ou da face;
  • Confusão e incoerência na fala;
  • Alteração de visão;
  • Perda de equilíbrio e coordenação;

Observe os sintomas e leve o paciente imediatamente ao Hospital mais próximo para confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento.

Quais os fatores de risco para um AVC

Um AVC pode acontecer em qualquer pessoa, até mesmo nas mais saudáveis. Porém, existem alguns fatores de risco que aumentam as chances da pessoa sofrer um Acidente Vascular Cerebral. Eles são:

• Pessoas idosas
  • Pessoas que já tiveram um AVC ou ameaça de derrame, assim como outros problemas como infarto e doença vascular obstrutiva;
  • Pessoas com doenças cardíacas, como arritmias e doença de chagas;
  • Diabéticos;
  • Pessoas que fumam, consomem bebidas alcóolicas e outros tipos de drogas;
  • Pessoas que possuem colesterol acima do valor indicado;
  • Pessoas sedentárias;
  • Mulheres que utilizam anticoncepcional.

Como é feito o tratamento do AVC

O tratamento do AVC varia dependendo da causa do AVC. No caso de um AVC isquêmico, o tratamento consiste na desobstrução do vaso sanguíneo entupido utilizando um medicamento (trombolítico) ou com um procedimento endovascular (trombectomia). Para o AVC hemorrágico, a primeira ação consiste em controlar a pressão arterial e decidir se o paciente deve ser submetido a alguma intervenção cirúrgica (drenagem do sangramento, fechamento de aneurisma, etc).