Cirurgias

Neurocirurgia Geral

Neurocirurgia é uma especialidade médica que trata de adultos e crianças que possuem doenças do sistema nervoso central (cérebro, medula, coluna) e periférico (nervos) que podem ser manejadas com procedimentos cirúrgicos.

Os Profissionais de Neurocirurgia estão encarregados em fazer o diagnóstico, tratamento clínico e cirurgia destas condições.

Neurocirurgia pode ser dividida em diversas subespecialidades, sendo necessário fazer cursos e treinamentos para cada divisão. A Neurocirurgia pode ser dividida em:

• Neurocirurgia da Coluna;
  • Neurocirurgia da Base do Crânio;
  • Neurocirurgia Endovascular;
  • Neurocirurgia Funcional e de controle da dor;
  • Neurocirurgia de Nervo Periférico;
  • Neurocirurgia Pediátrica;
  • Neurocirurgia Geral.

A formação de um Doutor em Neurocirurgia se dá após a graduação de 6 anos em Medicina, sendo necessários mais 5 anos de estudos e residência em Neurocirurgia. Após o período de residência, o médico estará formado em Neurocirurgia Geral, podendo se especializar em um campo específico.

Quais problemas um Neurocirurgião Geral pode tratar?

Através do histórico do paciente e da realização de exames como Tomografia, Ressonância Magnética, Eletroneuromiografia e muitos outros, os Médicos Neurocirurgiões são capazes de diagnosticar, tratar e operar diversos problemas, entre eles:

• Traumatismo craniano;
  • Traumas na coluna;
  • Hematomas intracranianos;
  • Doenças vasculares cerebrais;
  • Aneurismas e obstrução arterial;
  • Dor crônica na coluna;
  • Tumores cerebrais;
  • Cirurgia para a Doença de Parkinson;
  • Traumatismo de nervos periféricos;

Quando devo procurar um Neurocirurgia Geral?

O paciente deverá procurar uma Clínica Especializada em Neurocirurgia Geral quando for indicado por um outro médico ou apresentar algum dos sintomas abaixo:

• Dores de cabeça;
  • Dor na coluna;
  • Desmaios;
  • Epilepsia;
  • Formigamentos, paralisias ou alterações de sensibilidade;
  • Perda Visual;
  • Tonturas ou alteração de equilíbrio;

Avaliação do Neurocirurgião é extremamente importante para descartar a possibilidade de cirurgia de algumas destas patologias. Dependendo do caso, o paciente poderá ser encaminhado para atendimento de outros médicos como o Neurologista, Endocrinologista entre outros. Nem sempre a cirurgia é necessária ou adequada para o tratamento.