Cirurgias

O que é a Coluna?

A coluna vertebral é um conjunto de ossos articulados chamados vértebras disposto em formato de eixo (daí o nome coluna) que forma a estrutura central do nosso corpo. Entre cada par de vértebras existem vários pontos de articulação e uma estrutura chamada disco intervertebral que permite o movimento. A coluna vertebral permite mantermos a posição ereta, constitui o apoio para as quatro extremidades e nossa cabeça, e protege uma estrutura delicada chamada medula espinhal (uma parte do sistema nervoso central)

Está localizada na região posterior do nosso corpo e pode ser dividida em coluna cervical (pescoço), coluna torácica ou dorsal (região posterior do peito), coluna lombar (região posterior do abdome), coluna sacral (região posterior da pelve) e cóccix.

É uma estrutura móvel, com exceção da região sacral e coccígea, que é submetida constantemente a pressão, torção e estiramento. Quando os movimentos são executados de forma incorreta, ou quando há sobrecarga, podem aparecer artrose das articulações, hérnias de disco (problema do disco intervertebral) e dores intensas. Em casos mais graves, problemas da coluna podem acabar afetando a estrutura delicada que está dentro dela, a medula espinhal, provocando perda de força, perda de sensibilidade, dores intensas e até problemas no funcionamento da bexiga.

Segundo dados do IBGE, mais de 5,3 milhões de pessoas sofrem com dores na coluna diariamente. Problemas na coluna são a terceira causa de aposentadorias antecipadas e o segundo motivo para pedidos de licença do trabalho.

Quando a Cirurgia da Coluna é Indicada?

A Cirurgia da Coluna é indicada em pacientes que já tentaram todos os outros métodos de tratamento com remédios analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, fisioterapia, RPG e continuam apresentando dor crônica. Pode ser também indicada em casos de urgência quando um problema da coluna está comprimindo da medula espinhal e provocando perda de força ou alteração da bexiga.

A Cirurgia da Coluna pode ser indicada a pacientes com doenças degenerativas, que normalmente surgem em pessoas com idade avançada, ou em caso de traumatismo. As doenças mais comuns operadas são:

• Hérnia de disco;
  • Espondilolistese (deslizamento de uma vértebra);
  • Estreitamento do orifício de passagem das raízes nervosas (como a do nervo ciático);
  • Fraturas vertebrais com instabilidade da coluna ou com compressão medular

Como funciona uma Cirurgia da Coluna?

Muitos pacientes ficam preocupados ao ouvirem o diagnóstico de Cirurgia da Coluna. Isso acontece pois antigamente as cirurgias eram muito invasivas e a recuperação era dolorosa e lenta. Com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidas técnicas que fazem a Cirurgia da Coluna um procedimento menos invasivo e que evita destruir grandes porções de ossos e músculos do paciente.

A Cirurgia da Coluna proporciona uma melhor qualidade de vida ao paciente, auxiliando no tratamento de dores intensas.

Quais são os cuidados pós-operatórios?

Os cuidados pós-operatórios garantem uma boa recuperação, diminuem a dor e ajudam na cicatrização correta da Cirurgia da Coluna. É indicada a realização de fisioterapia para auxiliar na recuperação rápida e eficaz. Cada caso precisa de um cuidado especial, porém, podemos falar que de forma geral devem evitar-se movimentos bruscos e sobrecarga das articulações que foram operadas. Em muitos casos, é necessário o uso de uma órtese para proteger a articulação operada (colares, coletes, cintas). O tempo de recuperação é muito variável, pois depende do tipo de problema operado, do tipo de cirurgia praticada, do estado de saúde geral e da presença de outras doenças que possam retardar a recuperação.