Exames e Procedimentos

Toxina botulínica para cefaleia

A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria (Clostridium botulinum). Esta proteína é purificada, liofilizada e preparada para uso médico mediante injeção subcutânea ou intramuscular. É uma neurotoxina, isto é, tem atividade sobre os neurônios (células que formam os nervos), evitando a liberação de determinados neurotransmissores nos terminais dos nervos. O principal neurotransmissor bloqueado é a acetilcolina, que é essencial para a ocorrência da contração muscular. Isto leva ao bloqueio da comunicação de terminações nervosas individuais com as fibras musculares e, finalmente, à fraqueza transitória dos músculos em que foi injetada.

Como é feita a aplicação?

Após diluir a toxina botulínica em soro fisiológico, é feita a aplicação por injeção subcutânea ou intramuscular, dependendo da área a ser tratada. Geralmente a aplicação não é dolorosa. Pode haver um pequeno incômodo ou ardência leve, de curta duração, somente no momento da injeção.

O efeito é imediato? Quanto tempo dura?

O efeito não é imediato, pode demorar alguns dias a ser percebido. Geralmente o efeito máximo é atingido com 15 dias. Gradualmente, os terminais nervosos iniciam um processo de recuperação formando novos contatos com os músculos e, aos poucos, a fraqueza do músculo é revertida completamente. Em média, a recuperação da força de contração muscular acontece em 3 a 4 meses.

São necessárias aplicações repetidas?

Como o efeito é transitório, ele necessariamente desaparece com o passar do tempo. Dessa forma, na maior parte das vezes é necessária a aplicação repetitiva. Frequentemente as doses e os músculos escolhidos para a aplicação podem mudar (diminuir ou aumentar, por exemplo), nas injeções subsequentes, a depender do benefício que foi obtido com as aplicações anteriores.

Não é necessário ficar em jejum ou restringir a dieta.

Para que problemas de saúde pode ser usada?

A paralisação química dos músculos encontrou várias aplicações na medicina moderna. O primeiro uso foi o tratamento do estrabismo por meio de injeções nos músculos que movimentam os olhos. Na medicina estética, é utilizada para amenizar algumas linhas de expressão causadas pelos músculos da face.

Na neurologia é utilizada para o tratamento de doenças que causam contração muscular excessiva ou enrijecimento muscular, que acabam dificultando os movimentos normais do corpo (como nas distonias), causam movimentos anormais (como nos espasmos, mioclonias), dor (bruxismo, por exemplo), ou deformidades (espasticidade, paralisia cerebral, sequela de derrame/AVC).

Recentemente, foi descoberto que as injeções de toxina botulínica tem também efeito de amenizar algumas dores crônicas, como por exemplo, a enxaqueca, a neuralgia do trigêmeo e outros tipos de dor com origem em problemas do sistema nervoso periférico. Isso acontece porque ela diminui a liberação de substâncias causadoras de dor, como a substância P.

Outras utilidades clínicas da toxina botulínica são o tratamento da hiperidrose (bloqueando a comunicação dos nervos com as glândulas que produzem suor) e da bexiga hiperativa (enfraquecendo e diminuindo as contrações involuntárias do músculo detrussor, que contrai a bexiga).

Qual é o efeito esperado?

O principal efeito da toxina botulínica é diminuir parcial ou completamente a contração dos músculos que recebem a injeção. O médico com experiência no uso da toxina avalia quais músculos e qual dose precisa ser utilizada para atingir o efeito desejado. Como explicado anteriormente, em alguns casos a toxina é utilizada para amenizar dores crônicas. Neste caso, o efeito esperado é aliviar parcial ou completamente as dores.

Tem algum efeito secundário ou algum risco à saúde?

O efeito secundário mais comum é uma vermelhidão pequena no local da injeção. Este efeito é geralmente leve e passageiro. Muito ocasionalmente, pode haver um efeito exagerado, devido à difusão da toxina para músculos próximos, diminuindo a força de contração de um músculo ou músculos vizinhos que não foram escolhidos inicialmente Vale ressaltar que o efeito da toxina é temporário e, em geral, um eventual efeito colateral dura menos tempo do que o efeito final inicialmente desejado.

Um efeito colateral muito raro é o botulismo, quando doses muito elevadas são instiladas diretamente na corrente sanguínea, de forma similar à doença causada pela bactéria Clostridium botulinum. A aplicação realizada por profissionais capacitados e experientes minimiza as chances de efeitos graves.

É necessário algum preparo especial?

Não necessário nenhum preparo para a aplicação da toxina.

Existem contra-indicações para este tratamento?

Pessoas com doenças neuromusculares (da junção neuro-muscular, como as miastenias, ou dos músculos em si, como as miopatias), não devem ser submetidas a este tratamento.