Exames e Procedimentos

O que é?

É um exame solicitado pelo médico quando há um diagnóstico de uma doença chamada hidrocefalia de pressão normal ou Síndrome de Hakim-Adams. Nesta doença, mais comum em idosos ocorre demência ( alteração da memória ), incontinência urinária e dificuldade de caminhar.

Estas alterações ocorrem porque há uma anormalidade na quantidade de líquido que circula no cérebro . A intenção do teste é verificar se há melhora do caminhar e da memória após a retirada do líquor.

Portanto, este é uma exame que serve para predizer a chance de sucesso de se tratar a doença com uma cirurgia de colocação de válvula. O teste não deve ser utilizado para confirmar o diagnóstico de Hidrocefalia de Pressão Normal.

Como é feito o exame?

O médico avalia o paciente caminhando e faz também testes de memória antes de proceder a uma punção lombar ( ver orientações na aba punção lombar) para retirar o liquor . O paciente repousa por duas horas e é novamente avaliado com testes para caminhar e da memória. Se houver melhora nos testes após a retirada do líquor, há uma chance razoável de melhora dos sintomas com uma cirurgia de derivação ventricular .