Exames e Procedimentos

Punção Lombar

Outros nomes para o mesmo exame

Também pode ser conhecido como exame do líquor, exame de retirada de líquor  ou punção lombar com raquimanometria.

O que é?

É a retirada do líquido cerebroespinhal ou líquor ( um líquido que está presente no nosso cérebro e na nossa medula ou espinha dorsal ). Este líquido pode se alterar em infecções, inflamações cerebrais e de outras áreas do nosso sistema nervoso. A raquimanometria é a medida da pressão com que este líquido deixa a coluna, feita com um aparelho chamado raquimanômetro. Esta pressão pode estar aumentada em algumas doenças .
Desta maneira, pode ser de grande ajuda a análise do líquor para o diagnóstico de algumas doenças como as meningites, as polirradiculopatias, a síndrome de Guillan Barre , a hidrocefalia de pressão normal, a hipertensão intracraniana benigna, dentre muitas outras.

Como é feito o exame?

O exame é feito em regime ambulatorial ( no próprio consultório ). O médico faz uma anestesia local nas costas do paciente . Ele usará uma agulha apropriada para coleta do líquido que é retirado na altura das vértebras lombares . O procedimento é parecido com a chamada raquianestesia. A diferença é que na raquianestesia há anestesia e paralisia das pernas porque é injetada uma medicação no espaço de onde se retira o líquido, o que não ocorre quando fazemos apenas a punção lombar, onde é retirado o líquor.

Existe algum risco ?

Como a retirada é feita na coluna lombar, abaixo da vértebra chamada L2, não há risco de paralisia ou maiores complicações, porque nesta altura não temos mais a medula espinhal. O principal efeito colateral da punção é a dor de cabeça que ocorre ,na maioria das vezes ,quando não se faz o repouso adequado.

Precisa algum preparo especial?

Não há preparo especial para este exame.
Não é necessário ficar em jejum ou restringir a dieta.

Existe alguma orientação após o exame?

Após a coleta lombar o paciente deve ficar em repouso ( 1h na clínica e o restante do dia em casa) e aumentar a ingestão de líquidos. O paciente poderá sentir dor de cabeça ao se levantar. No entanto, este tipo de dor tende a ser autolimitada e melhora com o repouso.
Não há restrição alimentar ou ao uso de medicamentos habituais com exceção do uso de anticoagulantes que devem ser informados no ato do agendamento da coleta.

Orientação para Punção Lombar

Documentos necessários para o atendimento

Termo de consentimento  esclarecido para download