Exames e Procedimentos

O que é um potencial evocado?

É um exame que avalia a resposta do sistema nervoso a um determinado estímulo. Este estímulo pode ser sensorial externo (visual, auditivo ou tátil) ou corresponder a um processamento cerebral (também chamados de potenciais relacionados a eventos, endógenos ou cognitivos).

O que é o potencial evocado somatossensitivo?

Este exame neurofisiológico avalia a resposta do sistema nervoso a um estímulo tátil aplicado nas extremidades. O sistema somatossensitivo responde aos estímulos táteis, dolorosos e térmicos modificando suas características elétricas. Essas pequenas mudanças podem ser registradas e estudadas.

Como é feito o exame?

A forma mais comum de fazer o teste é aplicando um leve choque elétrico que estimula os receptores sensoriais e os nervos periféricos. A atividade elétrica cerebral é registrada de forma contínua no couro cabeludo com 3 a 5 eletrodos iguais aos utilizados no eletroencefalograma. Depois de muitas repetições, é possível identificar o potencial destacando-se da atividade de fundo do cérebro.

Por que foi pedido este exame?

O  resultado ajudará a confirmar ou descartar o diagnóstico de doenças que alterem as vias somatossensitivas especialmente na medula espinhal. Este exame pode ser complementado com o estudo dos nervos periféricos mediante eletroneuromiografia.

Precisa algum preparo especial?

Na noite anterior é pedido que a pessoa lave seu cabelo para chegar no dia do exame com o cabelo limpo e seco. Alguns médicos solicitam que a lavagem seja feita com algum produto em particular, segundo sua preferência. Isto elimina a gordura que atrapalha o registro da atividade elétrica.

Não é necessário ficar em jejum ou restringir a dieta.

Tem algum risco?

Não existe nenhum risco grave, pois é um exame pouco invasivo. Os estímulos elétricos utilizados são de baixa intensidade e geralmente só causam um pequeno desconforto. Algumas pessoas podem ficar com irritação na pele no local onde são instalados os eletrodos.