Exames e Procedimentos

Potencial Evocado – P300

É um exame que avalia a resposta do sistema nervoso a um determinado estímulo. Este estímulo pode ser sensorial externo (visual, auditivo ou tátil) ou corresponder a um processamento cerebral (também chamados de potenciais relacionados a eventos, endógenos ou cognitivos).

O que é o P300?

O P300 é o mais conhecido dos chamados potenciais relacionados a eventos. É chamado assim, pois normalmente se apresenta como uma onda positiva aproximadamente 300 milissegundos depois que o estímulo inicial foi apresentado.

Como é feito o exame?

Existem várias formas de realizar o teste, a mais comum é apresentar dois tons de diferente frequência (um grave e outro agudo) onde um deles aparece muitas vezes (comum) e outro poucas (raro). Pede-se ao paciente que conte o número de vezes que o tom raro aparece e o informe no final do teste.

Isto faz com que o cérebro preste atenção aos estímulos, faça uma classificação automática do que está escutando e decida se deve ou não contar esse tom.

Durante todo este procedimento, é feito um registro da atividade elétrica cerebral, com 3 a 5 eletrodos do mesmo tipo que é utilizado para registrar um eletroencefalograma. Depois de muitas repetições, é possível identificar o potencial destacando-se da atividade de fundo do cérebro.

Por que foi pedido este exame?

Este exame fornece informação complementar para auxiliar no diagnóstico de alguns casos de alterações de funções cognitivas como a atenção ou tomada de decisões. É importante ressaltar que o diagnostico final não depende exclusivamente do resultado do exame. Como todo exame complementar, ele auxilia no diagnóstico médico, que depende também de entrevista e exame físico.

Precisa algum preparo especial?

Na noite anterior é pedido que a pessoa lave seu cabelo para chegar no dia do exame com o cabelo limpo e seco. Alguns médicos solicitam que a lavagem seja feita com algum produto em particular, segundo sua preferência. Isto elimina a gordura que atrapalha o registro da atividade elétrica.

Não é necessário ficar em jejum ou restringir a dieta.

Tem algum risco?

Não existe nenhum risco grave. Algumas pessoas podem ficar com irritação na pele no local onde são instalados os eletrodos.