Exames e Procedimentos

Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

É um exame que avalia a atividade elétrica do cérebro. As células do cérebro alteram suas características elétricas a todo momento. O aparelho que faz o exame é capaz de detectar essas variações e deixá-las registradas. A análise dessa atividade pelo médico especialista permite interpretar o funcionamento do cérebro.

Por que foi solicitado este exame?

Algumas doenças ou estados de saúde podem alterar a atividade elétrica do cérebro. As principais indicações para realizar este exame são crises epilépticas (convulsões), desmaios, alguns tipos de movimentos involuntários ou em pessoas em coma.

Como é feito?

Consiste em colocar eletrodos o mais próximo possível da superfície do cérebro, neste caso, sobre o couro cabeludo após limpeza da pele, para registrar a atividade elétrica do cérebro. Os eletrodos são fixados com uma pasta que permite a condução dos sinais elétricos. Em alguns casos especiais, pode ser solicitado a colocação de eletrodos em outros pontos.

Na parte final do exame, são feitos uns procedimentos chamados de “estimulações”, que facilitam a detecção de alterações. Primeiro é colocada na frente da pessoa uma luz intensa que pisca rapidamente (estroboscópica). Depois é pedido para a pessoa respirar profunda e rapidamente por alguns segundos (hiperventilação).

Quanto tempo demora fazer o exame?

A duração normal do exame é de 20 a 30 minutos de registro, mais o tempo necessário para instalar os eletrodos no couro cabeludo. Durante o exame a pessoa permanece na sala de exame, deitada, relaxada e de olhos fechados.

Qual o preparo necessário?

Idealmente, o exame deve ser feito durante o sono. Por isso, é rotina pedir ao paciente não dormir ou dormir muito pouco na noite anterior. A explicação é que durante o sono é mais provável observar alterações da atividade elétrica do cérebro, ou seja, aumentam as chances de encontrar as alterações que são procuradas.

Na noite anterior é pedido que a pessoa lave seu cabelo para chegar no dia do exame com o cabelo limpo e seco. Alguns médicos solicitam que a lavagem seja feita com algum produto em particular, segundo sua preferência. Isto elimina a gordura que atrapalha o registro da atividade elétrica.

Rotineiramente, não é necessário suspender nenhuma medicação.

Não é necessário ficar em jejum ou restringir a dieta.

O exame tem algum risco?

Não existe nenhum risco grave. Algumas pessoas podem ficar com irritação na pele no local onde são instalados os eletrodos.

O que será feito com o resultado?

Seu médico receberá um laudo informando se houve ou não atividade epiléptica.

Em alguns casos, quando há grande suspeita de epilepsia e o exame não mostra atividade epiléptica, é necessário repetir o exame. Isto acontece porque a atividade epiléptica pode não ser constante e só será detectada se acontecer durante a realização do exame.

O início, manutenção ou mudança do tratamento pode depender do resultado desse exame. Por este motivo, realizar o exame em um lugar confiável é fundamental.