Cirurgias

Neurocirurgia Endovascular

Neurocirurgia Endovascular é uma subespecialidade da Neurocirurgia que trata de doenças do sistema vascular (artérias e veias) do sistema nervoso utilizando técnicas pouco invasivas chamadas endovasculares.

Neurocirurgia Endovascular foi desenvolvida com o objetivo minimizar o trauma cirúrgico, evitando grandes incisões e cicatrizes. Consequentemente, as complicações perioperatórias tendem a ser menores, assim como o tempo de cirurgia e internação.

Em muitos procedimentos da Neurocirurgia Endovascular são utilizados cateteres e guias, que são introduzidos nos vasos arteriais ou venosos, preferencialmente na virilha. As incisões também podem ser feitas nos membros superiores ou até na região cervical. Normalmente é utilizado contraste iodado e imagens por raios-x que desenham “os caminhos” permitindo ao cirurgião navegar pela rede de vasos sanguíneos e chegar até o local que precisa ser tratado.

Por que fazer uma Neurocirurgia Endovascular?

Este procedimento trata de doenças arteriais e venosas no sistema nervoso. Em comparação com os procedimentos convencionais, onde é preciso fazer grandes incisões, abrir cavidade craniana ou explorar dentro do tecido cerebral, é um procedimento muito menos invasivo.

É uma cirurgia eficiente, rápida e segura que em geral oferece menos riscos para o paciente.

A avaliação do tipo de cirurgia mais apropriado para cada caso é responsabilidade do Neurocirurgião que idealmente deve ter experiência na realização dos dois tipos de abordagem (tradicional ou endovascular).

Quais doenças e problemas a Neurocirurgia Endovascular trata?

Os procedimentos Neurovasculares são utilizados para tratar problemas de saúde como o AVC isquêmico, aneurismas cerebrais, malformações arterio-venosas, dissecção ou estenose de artérias cervicais ou intracranianas.

Os procedimentos mais comuns são a trombectomia (retirada de coágulos), angioplastia (dilatação com balão e/ou colocação de stent), embolização (enchimento com molas, esferas ou uma substância específica chamada onix) e o próprio cateterismo diagnóstico que obtém imagens dos vasos sanguíneos.

Após a cirurgia o paciente deverá ser mantido em consultas regulares, onde o Neurocirurgião irá acompanhar o desenvolvimento das patologias e poderá dar alta ao seu paciente.