Doenças Neurocirúrgicas

Tumores Cerebrais

A gama de tumores cerebrais afetam pacientes da faixa etária pediátrica aos idosos.

Constitui um grupo heterogêneo de doenças formado por lesões benignas e malignas.

Originam-se tanto das membranas de proteção cerebral (as meninges), quanto das células que formam o cérebro em si.

Com relação a frequência, destacam-se os meningiomas, os gliomas cerebrais, as metástases cerebrais e os ependimomas. Mas também podemos mencionar os oligodendrogliomas, os angiomas cavernosos, os adenomas de hipófise, os tumores de plexo coroide, os gangliomas, os meduloblastomas (e outros tumores neuroepiteliais primitivos), os tumores da região da pineal e os
tumores da calota craniana.

Principais sintomas dos tumores cerebrais

As manifestações clínicas geralmente incluem dor de cabeça de intensidade progressiva, preferencialmente matutina e associado a vômitos, além de crises convulsivas, déficits da mobilização e sensibilidade dos membros e distúrbio de comportamento.

Diagnóstico

O diagnóstico preciso e precoce se torna o alicerce para um tratamento efetivo, muitas vezes curativo e com mínima ou nenhuma sequela. Para tanto, é necessário uma estrutura composta por equipamentos e estruturas modernos, como Ressonância Magnética, Tratografia, Eletroencefalograma e Teste Neuropsicológico.

Tratamentos

O tratamento na maioria das vezes inclui algum procedimento cirúrgico, desde a simples biopsia minimamente invasiva (por esteriotaxia ou endoscopia), até a ressecção completa do tumor. Para uma cirurgia bem sucedida, outros artifícios da tecnologia médica devem estar disponíveis como a Neuronavegação, a Monitorização Neurofisiológica Intra-operatória e a Aspiração Ultrassônica. A cirurgia deve ser realizada em um Hospital de grande porte, com internação em terapia intensiva e equipe neurocirúrgica e anestésica com treinamento adequado.