Doenças Neurocirúrgicas

O que se trata na Neurocirurgia Pediátrica?

As principais doenças neurocirúrgicas que acometem a faixa etária pediátrica são os distúrbios da circulação liquórica, as mal-fomações do sistema nervoso central, os tumores cerebrais e as malformações crânio faciais.

Entre os tumores cerebrais da faixa etária pediátrica destacam-se os PNETs (tumores neuroepiteliais primitivos), em especial o meduloblastomas, os gliomas de baixa agressividade, como os astrocitomas pilocíticos cerebelares e os astrocitomas pilo-mixóides de vias ópticas, e os tumores da região da glândula pineal, como os germinomas, teratomas entre outros.

De forma geral, cerca de metade dos tumores da faixa pediátrica ficam localizados na chamada fossa posterior, onde se encontra estruturas nobres como cerebelo e tronco cerebral.

Tratamento e tipos de malformações

Felizmente, a maior parte dessas lesões podem ser curadas ou controladas de forma satisfatória, desde que haja um diagnóstico e tratamento neurocirúrgico precoce e preciso, sendo necessário para isso recursos médicos de alta tecnologia, como ressonância magnética, neuronavegador, aspirador ultrassônico, entre outros.

Além disso, uma equipe multidisciplinar, com profissionais treinados e habilitados para o seguimento dessas doenças é fundamental.

Já as craniossinostoses são as malformações craniofaciais de maios relevância neurocirúrgica. São decorrentes do fechamento precoce das linhas de emenda dos osso do crânio e das “moleiras”, chamadas de suturas e fontanelas. Podemos destacar a craniossinostose da sutura sagital, chamada de escafocefalia, das suturas coronais, chamada de plagiocefalia ou braquicefalia (quando bilateral), da sutura metópica, chamada de trigonocefalia e da sutura lambdoide, chamada de plagiocefalia posterior. Há ainda as craniossinostoses associadas a doenças sindrômicas como a Síndromes de Crouzon, de Apert e Pfeiffer.

O diagnóstico precoce e preciso dessas malformações são fundamentais para o correção cirúrgica adequada, garantido um bom desenvolvimento social, psicológico e neurológico da criança.