Doenças Neurocirúrgicas

O que é Hidrocefalia?

A hidrocefalia é o acúmulo anormal de líquor (líquido céfalo-raquidiano) nos espaços intracranianos chamados Ventrículos. Ela pode ser congênita ou adquirida.

Quem pode ter Hidrocefalia?

Ela se apresenta mais frequentemente no início da vida e após a quinta década de vida. Quando em bebês, a mal formação congênita é a causa preferencial.  Em geral, nesses casos, o ultrassom pré-natal faz o diagnóstico. Após o parto pode se manifestar com aumento anormal no tamanho da cabeça, fontanela (moleira) abaulada e tensa, irritabilidade (em especial quando deitada), vômitos e atraso no desenvolvimento. O tratamento nessas circunstâncias é sempre cirúrgico.

Quando se manifesta em idosos, pode cursar com quadro demencial progressivo que geralmente é confundido com Mal de Alzheimer. Nesses casos o quadro demencial pode ser revertido com um tratamento cirúrgico rápido e de baixo risco.

Apesar de mais frequente no período pós parto e na melhor idade, a hidrocefalia pode acontecer em qualquer fase da vida. Nesses casos, em geral existe uma causa identificável: mal formação, infecção, tumor intracraniano, desequilíbrio entre produção e absorção do líquor.

O que é Hidrocefalia ex-vácuo?

Este é um dos nomes dado a uma condição na qual o volume do cérebro está reduzido (por exemplo, por atrofia ou lesão cerebral) e o espaço livre dentro do crânio é preenchido com líquor. O especialista consegue diferenciar a hidrocefalia ex-vácuo  de outros tipos de hidrocefalia. Na hidrocefalia ex-vácuo não é necessário realizar nenhuma intervenção cirúrgica.

Como pode ser tratada a Hidrocefalia?

Duas modalidades cirúrgicas tratam a hidrocefalia:

  • Derivação: É possível implantar um cateter dentro de regiões de acúmulo de líquor, geralmente nos Ventrículos, e conectá-lo a uma válvula que, em trajeto por baixo da pele, conecta-se a um cateter que deposita o excesso de líquor em alguma cavidade corporal (em geral na cavidade abdominal). Esse é um procedimento curativo e o paciente, via de regra permanece hospitalizado por 24h.
  • Endoscopia: É possível por meio de visualização por câmera implantada dentro dos Ventrículos, abrir espaços por onde o líquor pode percorrer, evitando a necessidade de implante de próteses. Esse é um procedimento curativo e o paciente permanece internado por 48h.

A equipe de Neurocirurgia da Brasília Neuroclínica está a disposição para avaliar e sanar quaisquer dúvidas acerca de Hidrocefalia. Conheça nossa equipe.