Doenças Neurocirúrgicas

O que é um aneurisma cerebral?

O aneurisma cerebral é causado por uma fragilidade na parede de um vaso sanguíneo da cabeça – artéria – que pode causar uma dilatação anormal desse vaso. Funciona como uma bolha aderida ao vaso sanguíneo, que pode ir crescendo durante os anos. Embora um aneurisma possa acometer qualquer artéria do corpo, uma atenção maior é dada ao aneurisma cerebral devido à sua alta taxa de mortalidade. Essa mortalidade é ocorre principalmente como consequência da ruptura do aneurisma, resultado em hemorragia intracraniana.

Quais são as causas de um aneurisma?

Algumas pessoas podem já nascer com um aneurisma, enquanto outras podem desenvolvê-lo ao longo da vida. As principais causas relacionadas ao surgimento de um aneurisma são: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) mal controlada, tabagismo e algumas lesões traumáticas na cabeça. Existem outras doenças que aumentam a fragilidade das artérias cerebrais, como as doenças do colágeno e a doença renal policística, que podem elevar o risco de desenvolvimento de aneurisma.

Quais são os sintomas de um aneurisma?

Os sintomas de um aneurisma estão em geral relacionados à sua ruptura. Tipicamente o paciente se queixa de uma dor de cabeça súbita e inédita, muitas vezes descrita como a dor mais insuportável que já teve na vida. Ainda dependendo da severidade do quadro e do volume do sangramento dentro da cabeça, os sintomas podem ser ainda mais severos como paralisia de um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender o que os outros falam, desvio da rima da boca, podendo chegar até a um quadro de inconsciência e coma. Recomenda-se que pacientes com esses achados sejam encaminhados para o hospital o mais rápido possível para atendimento adequado.

Como saber se eu tenho um aneurisma?

Em grande parte dos casos pode-se fazer o diagnóstico de aneurisma cerebral de maneira incidental: eventualmente em exames de rotina onde se solicita exames para avaliar os vasos de dentro da cabeça, pode-se encontrar um aneurisma sem sinais de ruptura. Em outras situações o diagnóstico pode acontecer devido a acometimento neurológico mais dramático, já com a ruptura do aneurisma. Aquelas pessoas que tem história familiar de aneurismas (dois ou mais familiares) devem fazer avaliação periódica com neurologista ou neurocirurgião para avaliação individual de cada caso.

Como evitar um aneurisma?

Recomenda-se que sejam controlados os fatores de risco para o surgimento de um aneurisma conforme descrito acima: controle da adequado da Pressão Arterial, parar o tabagismo, evitar consumo de bebidas alcóolicas em excesso e não usar drogas ilícitas. Aqueles pacientes que possui história de dois ou mais familiares com aneurisma devem ter atenção redobrada.

Qual o perfil de pacientes com maior risco de aneurisma?

É mais comum a ruptura de aneurisma entre as mulheres, em pacientes com histórico familiar e em idosos (o risco aumenta com a idade).

Como se faz o diagnóstico de um aneurisma?

Existem vários exames que podem fazer o diagnóstico de um aneurisma cerebral: Angio Tomografia Cerebral e Angio Ressonância Cerebral. Porém o melhor exame para se detectar um aneurisma, bem como sua localização, forma e tamanho exatos, é a arteriografia cerebral.

Qual o tratamento de um aneurisma?

Uma vez feito o diagnóstico de um aneurisma, deve-se avaliar individualmente cada caso para se indicar o tratamento. Quando proposto, existem basicamente dois tipos de abordagem:

• Cirurgia: realização de craniotomia (abertura do osso do crânio) para se localizar o aneurisma. Uma vez identificado, isola-se o aneurisma com um clipe metálico e assim se reestabelece a circulação normal. Possui alta taxa de cura.
  • Tratamento endovascular: realização de embolização do aneurisma por meio de uma técnica de cateterismo cerebral. Progride-se um cateter pela virilha do paciente até a cabeça, localiza-se o aneurisma e se introduz pequenas molas no seu interior. Dessa forma o aneurisma fica isolado e a circulação normal se reestabelece.